fbpx
skip to Main Content

Efeitos do Dano Solar

mulher de olhos fechados e pele manchada de sol

O sol é fundamental para todo o funcionamento de nosso planeta, desde a fotossíntese das plantas até o fornecimento de energia para todos os seres vivos. Entretanto, já que tudo em excesso faz mal, os efeitos do dano solar também podem ser perigosos.

Nossa estrela maior é essencial para nós pois estimula a produção de Vitamina D, além de ajudar no controle de doenças.

O que é a luz solar?

A luz solar é formada por ondas visíveis e invisíveis. Os responsáveis pelos efeitos dos danos solares são os Raios Ultravioleta, que não podem ser vistos a olho nu.

A Luz UV possui um comprimento de onda mais curto, e pode penetrar ‘apenas’ na epiderme e derme, as camadas mais superficiais da pele. Por causa disso ela resulta em problemas no órgão.

Dentre as consequências de uma exposição a esses raios estão o envelhecimento precoce, deficiência do sistema imunológico, danos oculares, queimaduras e até mesmo câncer.

Os tipos de Raios UV:

Raios UVA

Os Raios UVA estão presentes constantemente ao longo do dia. Eles são responsáveis por ativar a melanina na nossa pele, responsável pelo bronzeado. Esse tipo de raio consegue atravessar com facilidade pelas nuvens poluição e pelos vidros.

Por causa deles é que acontece o envelhecimento precoce da pele, além da alergia ou intolerância solar, sem falar das lesões oculares.

Raios UVB

Os Raios UVB estão presentes de maneira variada ao longo do dia, atingindo seu ápice ao meio-dia. Além de estimularem a produção de melanina, eles também fazem com que ocorra a regeneração celular, resultando numa pele mais espessa.

Eles são responsáveis por aquelas queimaduras de verão e embora penetrem menos do que o UVA, causam um dano alto.

Existem também os Raios UVC, no entanto eles são bloqueados pela atmosfera e nem sequer chegam até nós.

Quais são os
Efeitos do
Dano Solar?

Agora que você já sabe o que são raios solares, fica mais fácil explicar os problemas causados por eles no nosso organismo. Os principais efeitos do dano solar são:

  • Queimaduras
  • Alergias
  • Envelhecimento precoce
  • Queratose
  • Câncer de pele

Queimadura solar

O principal dano dos Raios UV é a queimadura solar, ela é quase predominantemente causada pelos Raios UVB. Esse tipo de queimadura é caracterizado pela vermelhidão, dor e as vezes pela formação de bolhas na pele. Os sintomas não são imediatos e podem levar até cinco horas para que apareçam.

A principal forma de combater as queimaduras de sol é usar protetor solar antes de se expor, depois que os danos já aconteceram o melhor a se fazer é tratar os sintomas, com pomadas especializadas ou mesmo refrescando a área afetada.

Alergias e reações

O sol também pode causar alergias, sendo que a principal delas é a Erupção Polimórfica À Luz (EPL), sendo mais comuns em países da Europa Ocidental e nos Estados Unidos.

Geralmente as alergias são causadas pelos Raios UVB, os sintomas incluem pequenas manchas vermelhas pelo corpo que surgem de 1 a 2 dias depois da exposição.

A acne estival é outro tipo de alergia comum, ela não é causada explicitamente pelo sol, mas sim pela reação química que ele desencadeia quando entra em contato com certas substâncias na pele que estão presentes em alguns cosméticos.

Os raios solares também podem causar reações adversas na pele ao interagir com alguns medicamentos. Alguns anti-inflamatórios e antibióticos como o ibuprofeno podem causar fotossensibilidade.

Envelhecimento precoce

A exposição exagerada ao sol também pode causar problemas estéticos como o envelhecimento precoce. Sardas, manchas, rugas e pele áspera são alguns dos efeitos do dano solar.

Queratose e câncer de pele

A queratose actínica é uma lesão na pele causada por anos de exposição solar. Ela se caracteriza por manchas escamosas na pele, podendo ser milimétricas ou atingir até 3 centímetros.

As manchas são rosadas, avermelhadas ou amarronzadas, e geralmente aparecem em locais de contato constante com a luz solar como o rosto, pescoço, mãos, braços e na cabeça de homens calvos.

A queratose actínica é um dano pré-cancerígeno, ou seja, podem acabar levando ao câncer de pele.

Esse tipo de câncer se caracteriza pelo surgimento de manchas que coçam, descamam ou sangram, além de feridas que não cicatrizam mesmo depois de um mês. Já é um consenso médico o fato de que 90% dos cânceres de pele são causados pela exposição solar desprotegida.

O melanoma é o tipo de câncer de pele mais perigoso, seu primeiro sinal costuma ser o surgimento de uma pinta, ou quando uma pinta já existente muda de forma. Geralmente o melanoma é irregular e possui mais de uma cor, medindo mais de 6 milímetros.

Como combater os efeitos do dano solar

A principal maneira de se proteger do câncer de pele e de todos os efeitos do dano solar é usar protetor solar, principalmente se você for uma pessoa de cor clara.

Para escolher um protetor solar é preciso ficar atento ao nível de sensibilidade de sua pele e ao Fator de Proteção Solar (FPS) do produto, além é claro da intensidade do sol.

Cada pele tem um tempo médio de proteção ao sol, esse tempo de exposição não causa mal, mas se extrapolado tem consequência terríveis.

Quem mais sofre são as crianças e pessoas de pele clara, com sardas e cabelos ruivos, geralmente possuem uma proteção natural de apenas 5 minutos. Elas devem usar protetor solar com FPS 50+.

Pessoas de pele clara e cabelos loiros têm de 10-20 minutos de proteção natural, sendo necessário usar protetor solar.

As pessoas de pele clara de forma moderada e cabelos castanhos possuem até 30 minutos de proteção natural, podendo usar protetor FPS 20 na maioria das vezes, entretanto necessita de proteção maior para dias de sol intenso.

A Clínica Dra. Lívia Maria Camargo integra os conceitos de saúde, beleza e bem estar, aliando alta tecnologia e modernas técnicas a um ambiente elegante, seguro e acolhedor. A clínica possui uma equipe treinada e qualificada para oferecer um atendimento diferenciado. Agende uma consulta!

Saiba mais sobre o Microagulhamento

A Dra Lívia adora associar microagulhamento com peelings químicos, para otimizar o resultado dos tratamentos em casos de manchas na pele.

Back To Top
Abrir chat
Olá! Precisa de ajuda?