fbpx
skip to Main Content

Envelhecimento Facial

O processo de envelhecimento facial se deve a um fenômeno multifatorial causado pela falta de resposta aos estresses endógenos – inerentes ao corpo – e exógeno – estimulado por agentes externos. O envelhecimento intrínseco é gradual e provocado pela passagem do tempo ou motivos hereditários, ao passo que fatores extrínsecos precipitam a degradação celular, tal como a radiação solar.

Todo o processo se dá com a perda de água e fibras de colágeno, bem como a diminuição do número de fibroblastos na derme, o que leva à redução da elasticidade da pele. Para tanto, alguns tratamentos auxiliam no sentido de reverter diversos desses sinais de envelhecimento cutâneo. Entre os tratamentos estão o microagulhamento, peeling químico, preenchimento com ácido hialurônico ou bioestimuladores de colágeno (Sculptra/Radiesse), e o queridinho Ultraformer.

Md Codes, Harmonização Facial, Delta Lifting, Preenchimento, Bioplastia, qual a diferença?

Todas essas denominações nada mais são do que técnicas de preenchimento facial com ácido hialurônico. O preenchimento com ácido hialurônico já é empregado por nós, dermatologistas, há bastante tempo, com ótimos resultados e muitas pessoas já o fizeram e conhecem bem. Resumindo, são do que técnicas de preenchimento que tem sempre a busca de um rejuvenescimento bonito e natural.

O MD Codes, é a técnica queridinha dos dias atuais.

O MD Codes™ é uma abreviação para o termo Medical Codes (Códigos Médicos), que visa a realização do preenchimento facial em pontos específicos da face, responsáveis pela sustentação, melhorando o contorno facial e gerando um rejuvenescimento natural e suave.

O método foi criado pelo cirurgião plástico brasileiro Dr. Maurício de Maio, após 20 anos de estudo.

Consiste num conjunto de procedimentos médicos realizados com o propósito de amenizar os traços característicos do envelhecimento natural. Os tratamentos são indicados tanto para homens quanto para mulheres e contemplam rugas, linhas de expressão, olheiras, papada, bigode chinês, pés de galinhas, rugas na testa.

O Md Codes pode corrigir pequenas e médias alterações, como a ponta do nariz caída, o queixo retraído, olheiras fundas, imperfeições do dorso do nariz, lábios muito finos, mandíbulas sem angulação e sem definição, maçãs do rosto sem projeção, restauração de volume perdidos durante o processo de envelhecimento, corrigir sulcos e rugas que se formam com o passar dos anos. É possível, também, preencher cicatrizes e depressões da face.

Com uso de substâncias para tratar rugas, além de amenizar diversas rugas faciais de forma bastante pontual, é possível trabalhar também no tratamento de sorriso gengival, assimetrias faciais, efeito Nefertiti (para diminuir as rugas do pescoço) e sorriso assimétrico.

A utilização de substâncias para tratar rugas no tratamento facial é também é indicada para relaxar os músculos responsáveis pelo bruxismo, para afinar o rosto.

O que deixa o rosto
feminino mais bonito?

A região malar mais proeminente, o contorno da mandíbula bem marcado, e o aparecimento de uma leve depressão na bochecha, uma proporção entre o nariz e o queixo. Essas características deixam o rosto feminino mais bonito e mais natural.

O que deixa o rosto
masculino mais bonito? 

Uma mandíbula mais definida, bem marcada, dá o senso de simetria e equilíbrio. Uma mandíbula pouco marcada pode fazer um nariz normal parecer grande e um já nariz proeminente parecer até maior. Por outro lado, uma mandíbula muito proeminente pode dar um aspecto exageradamente forte. 

Pode-se modificar o nariz, arrebitando a ponta ou removendo uma proeminência dorsal

TÉCNICA

Realizamos sob anestesia local, utilizamos microcânulas atraumáticas para realização do preenchimento, que não lesam vasos e nervos, sem qualquer corte e sem a necessidade de suturas.

São realizados minúsculos pertuitos menores que 0,5 mm.

A aplicação dura cerca de 40 a 60 minutos. O paciente fica totalmente consciente e conversando com o médico durante todo procedimento, que não necessita sedação nem de internação. Em seguida o paciente ja esta liberado para retornar à sua residência, seguindo com sua rotina normalmente no dia seguinte.

Cuidados Pós

São realizadas compressas frias, e uso de analgésicos leves e anti-inflamatórios por alguns dias, se necessário. Pode haver edema e hematomas que desaparecem no período de 3 a 15 dias. Retorno ao consultório para avaliação em 15 a 30 dias.

Pode ser utilizado complementarmente a esse preenchimento tratamentos como como peelings, laser, substâncias para tratar rugas, Ultraforme, cremes cosméticos. O médico tendo todos os métodos à sua disposição pode escolher os melhores para o paciente.

Complicações Possíveis

Todo procedimento ou cirurgia e passível de algum tipo de complicação. Felizmente essas complicações são bastante raras, mas todo paciente deve estar ciente delas antes de decidir pelo procedimento:

Edema inchaço prolongado 

Infecção do local da aplicação

Nódulos endurecidos na região de aplicação, pode ser tratado com massagens e nos casos mais resistentes com injeções de produtos que dissolve o material injetado.

Necrose e perda de tecido da área aplicada: por reação autoimune e/ou injeção do produto dentro das veias e artérias da região – condição muito grave, que pode ser desfigurante e de difícil.

Trata-se da complicação mais temida dos preenchimentos, pode acontecer com qualquer material usado e existem casos inclusive de cegueira devido ao acometimento das artérias que vão para a retina. Felizmente é muito rara e parece estar associada ao uso de agulhas e não cânulas na administração do produto. Por isso utilizamos sempre cânulas. 

RADIESSE
SCULPTRA
ELLANSÉ

Os bioestimuladores são produtos que estimulam a produção de colágeno na pele. No mercado, os principais produtos com função bioestimuladora são: Sculptra, Radiesse e o Ellanse.

O resultado é uma melhora significativa na flacidez, conferindo mais firmeza e elasticidade à pele

ELLANSÉ

O Ellansé é um preenchedor de ácido não hialurônico. É injetado na pele para levantar, esculpir e restaurar o volume perdido associado a perda de colágeno. Seu principal componente são as microesferas Poly-Caprolactone (PCL), um polímero médico macio e que é reabsorvível pelo organismo de maneira natural. O PCL é suspenso num gel feito de carboximetilcelulose (CMC).

Quando injetado na pele, Ellansé inverte o envelhecimento da pele com um processo de 2 etapas:

1ª etapa: O gel CMC fornece resultados imediatos de lifting, diminuindo ou até fazendo desaparecer rugas e vincos e esculpindo o rosto. No entanto, esse efeito do gel dura apenas cerca de 12 semanas aproximadamente.

2ª etapa: Ao mesmo tempo, as microesferas começam a estimular sua pele a produzir colágeno tipo 1. Ao contrário de preenchedores de ácido hialurônico, que produz o efeito lifting por causa de suas propriedades de gel, Ellansé adiciona um outro efeito, estimulando seu corpo a produzir colágeno. Os resultados duram de 2 a 4 anos. A duração dos efeito depende da concentração de produto utilizada.

ÁREAS QUE PODEM SER TRATADAS COM ELLANSÉ:

O Ellansé é um dos bioestimuladores de colágeno mais versáteis e pode ser aplicado na maioria das áreas que um preenchedor comum é utilizado:

  • Área de templos e sobrancelhas
  • Bochechas
  • Dobras Nasolabiais
  • Linhas de face inferior e rugas de marionete
  • Nariz
  • Queixo
  • Linha de mandíbula
  • Mãos

SCULPTRA

Ácido poli-L-láctico que quando injetada na pele induz os fibroblastos a intensificarem a produção de colágeno na área tratada.

O Sculptra permite o tratamento da flacidez da face e de diversas outras partes do corpo. O Sculptra faz com que haja aumento na quantidade de colágeno novo na região tratada com isso traz um rejuvenescimento rosto, colo, abdômen, braços, coxas e glúteos. É um excelente tratamento para as celulites.

Geralmente, são  programados  três sessões de tratamento, mas os primeiros resultados já podem ser vistos após 30 dias da primeira sessão. As sessões devem ser repetidas com intervalos de 30 dias. Se o paciente estiver satisfeito com o resultado após a primeira ou segunda sessões, o tratamento pode ser interrompido.

A massagem é uma parte vital do processo. O médico deverá massagear os locais de injeção. Isso ajuda a distribuir o produto de forma uniforme por baixo da pele para permitir uma melhor absorção nas camadas mais profundas.

Uma  massagem de dois minutos também ocorre após a sessão terminar, e é feita com um hidratante facial. Os pacientes são aconselhados a massagear a área que foi tratada por alguns minutos, isso deve ser feito cerca 3 dias após a realização do procedimento.

RADIESSE

Preenchedor com hidroxiapatita de cálcio que quando injetada na pele induz os fibroblastos a intensificarem a produção de colágeno na área tratada.

O Radiesse possui partículas sólidas de hidroxiapatita de cálcio (substância já existente em nosso organismo), com superfície lisa e tamanho controlado de, aproximadamente 40 micras, o que as mantêm estáveis no local de implantação, sem migrar.

O resultado é uma melhora significativa na flacidez, conferindo mais firmeza e elasticidade à pele.

Uma peculiaridade deste produto é que além da estimulação tecidual resultando em neocolagênese (acréscimo de colágeno), melhorando também volumetria da região tratada, e a qualidade da pele na região.

O tempo de permanência no organismo fica em torno de 18 meses, sendo este considerado um preenchedor de média duração.

Back To Top
Falar com consultora
Olá! Precisa de ajuda?