fbpx
skip to Main Content

Lipo enzimática: o que é, como é feita e cuidados

aplicação de enzimas na barriga para lipo enzimatica

O tratamento não é feito com corte e pode trazer bons resultados para a gordura localizada

Grande parte das pessoas que possuem gordura localizada já cogitou se livrar desse problema com um procedimento cirúrgico chamado lipoaspiração. Além de caro, esse procedimento é bem invasivo, necessitando de procedimentos e cuidados pós operatórios.

Mas você já ouviu falar em lipo enzimática? Sabe como funciona o esse tratamento estético?

A lipo enzimática é um procedimento minimamente invasivo que consiste na injeção de enzimas em determinadas áreas do corpo a fim de eliminar gordura localizada.

Muitas pessoas confundem a lipo enzimática com lipoaspiração, no entanto, são tratamentos diferentes. Na lipoaspiração é feito um corte e a gordura é aspirada, enquanto que na lipo enzimática as enzimas injetadas no local com o objetivo de diluir essa gordura para ser eliminada naturalmente pelo corpo.

Os resultados do procedimento são muito positivos e conseguem atingir áreas de gorduras localizadas que dificilmente saem com exercícios físicos.

A lipo enzimática pode ser realizada em muitas regiões do corpo, mas há aquelas que, por serem mais comum, respondem melhor ao tratamento. São elas:

  • Abdômen;
  • Culote;
  • Flancos (costas);
  • Papada;
  • Abaixo dos glúteos (entre o posterior da coxa e o bumbum).

Como é feito o procedimento?

A aplicação das enzimas não exige cuidados ou restrições antes do procedimento. No dia do atendimento, o profissional deve higienizar a área tratada e aplicar injeções nos pontos estratégicos.

O processo não é demorado, cerca de alguns minutos e você estará pronto para retomar suas atividades normais. Ainda assim, para que não haja complicações, uma avaliação dermatológica prévia é essencial para analisar as características do seu quadro e definir o tipo de enzimas e o número de sessões.

Essas enzimas vão diluir a gordura localizada, o organismo irá absorver e eliminá-las, geralmente pela urina.

Em todos os casos, os resultados da lipo enzimática são satisfatórios, mas podem ser influenciados por características pessoais do paciente como idade, hábitos alimentares e prática de atividade física.

Após o tratamento, a região pode apresentar inchaço, hematomas e nódulos. Essas reações são comuns e não exigem maiores preocupações. No entanto, caso não desapareçam em duas semanas, o médico deve ser procurado novamente.

Contraindicações

A lipo enzimática é contraindicada para:

  • Pessoas com alergia aos produtos e drogas usadas no procedimento (por isso, deve fazer avaliação médica antes)
  • Lesões no local da aplicação
  • Grávidas e lactantes
  • Obesos

Quais são os cuidados após o procedimento?

Após iniciar as sessões, alguns cuidados são indicados, como:

  • Usar protetor solar na área tratada
  • Associar o tratamento com drenagem linfática após a primeira semana da aplicação
  • Aliar o procedimento com atividades físicas e alimentação balanceada
  • Evitar o uso de anti-inflamatórios durante o tratamento

Seguindo as orientações, será possível perceber a redução gradual da gordura corporal. Vale lembrar que cada organismo responde de forma única, e alguns fatores genéticos pessoais podem interferir no tratamento.

Principais dúvidas

Lipo enzimática emagrece?

A lipo enzimática é um procedimento que não está diretamente associado ao emagrecimento. Isso porque gordura localizada e emagrecimento são coisas diferentes, visto que o segundo acompanha a perda de peso.

O paciente não está perdendo a célula de gordura e sim eliminando a gordura local. Portanto se voltar a engordar, ele pode acumular gordura no local novamente.

Os resultados surgem entre três semanas e um mês após ser feito o procedimento. Geralmente, é dado um intervalo de um mês entre uma sessão e outra, porque nesse período já se tem resultado total da sessão realizada.

A quantidade de sessões necessárias depende de alguns fatores como a quantidade de gordura da região tratada. Sendo assim, em média variam de 3 a 6 sessões.

Essa drenagem pode ser feita por profissional como fisioterapeuta e massoterapeuta, mas também não há problema em fazer em casa durante o banho. Basta pressionar com força e massagear a região com os dedos contra os nódulos – caso tenha algum.

O procedimento dói?

Como qualquer tratamento que envolva seringa e agulha, existe um pequeno incômodo, onde a(o) cliente irá sentir leves “picadinhas” durante e na região sensibilizada pelo procedimento. Em alguns casos, manchas roxas também podem aparecer, sendo assim, é super importante o cuidado com a exposição solar. Lembre-se de seguir todas as orientações pós procedimento, para garantir seus resultados.

Quantas “picadinhas” serão no total?

Isso dependerá de qual a região a ser tratada, para qual finalidade a intradermoterapia será usada, quanto de gordura existe na área etc.

Saiba mais sobre nossos tratamentos

A Clínica Dra Lívia Maria Camargo integra os conceitos de saúde, beleza e bem estar, aliando alta tecnologia e modernas técnicas a um ambiente elegante, seguro e acolhedor.

Localizada na Praia do Flamengo, além de uma bela vista para o mar, a clínica possui uma equipe treinada e qualificada para oferecer um atendimento diferenciado.

Conheça nossos tratamentos e agende uma consulta!

Back To Top
Abrir chat
Olá! Precisa de ajuda?