fbpx
skip to Main Content

5 cuidados essenciais com a pele no inverno

A saúde da pele pode precisar de cuidados específicos nas estações mais frias do ano. A baixa umidade do ar e a queda de temperatura levam à diminuição natural da transpiração corporal e isso faz com que a pele fique mais seca.

É nessa época também que os banhos mais quentes são frequentes. A água quente provoca uma remoção da oleosidade natural da pele de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico — a camada que retém a umidade da pele.

Tanto a pele do rosto quanto a do corpo sofrem com o ressecamento durante um outono mais frio ou o inverno.

O aspecto esbranquiçado — que indica a desnaturação das proteínas — fica evidente em alguns casos. Para evitar esse sintoma, é importante redobrar a atenção com a hidratação facial e corporal, e investir em uma alimentação rica em vitaminas e antioxidantes.

Pensando nesses cuidados, separamos algumas dicas para ajudar você a manter os cuidados com a pele no inverno. Confira!

Dicas para cuidar da pele no inverno

1. Invista na alimentação e na hidratação

Este é o primeiro passo para uma pele saudável em qualquer estação do ano. No inverno, legumes, hortaliças e frutas devem fazer parte do seu cardápio de maneira bastante relevante. Afinal, esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres e retardam o envelhecimento da pele.

Quando está frio lá fora, a ingestão de líquidos tende a diminuir, mas um corpo bem hidratado internamente é fundamental para uma pele mais macia e elástica.

Lembre-se de que a baixa umidade do ar, característica do inverno, tende a “roubar” a umidade da pele, então, crie uma rotina de ingestão de líquido — principalmente água — ao longo do dia.

2. Mantenha a pele limpa

A limpeza da pele no inverno é muito importante. Ela atua na renovação celular, além de desobstruir os poros e permitir uma melhor absorção dos ativos presentes nos produtos cosméticos que você aplica diariamente.

Durante o inverno, use as espumas de limpeza, que são menos agressivas. O mercado possui uma grande variedade de cosméticos voltados para a limpeza da pele. Eles devem ser selecionados de acordo com o seu tipo específico de pele.

A aplicação de água termal também é recomendada. Borrife o produto ao longo do dia. Ele ajuda a manter a hidratação e a nutrir a pele do rosto.

3. Durma bem

A boa notícia é que, no inverno, nossa predisposição para dormir um pouco mais tende a aumentar, e isso ajuda nos cuidados com a pele. Dormir bem é fundamental para que o organismo mantenha o equilíbrio bioquímico, realizando a produção e a liberação de hormônios com mais eficiência.

A renovação celular que ocorre nesse processo traz benefícios que podem ser refletir diretamente sobre a saúde da pele, especialmente no retardo dos sinais de envelhecimento. Portanto, invista em boas noites de sono!

4. Cuide bem dos lábios

As temperaturas mais baixas também exigem cuidados específicos com os lábios. A ação de agentes como o sol, o vento e o clima seco, aliada à queda da temperatura que também favorece a perda natural da umidade do corpo, provoca o ressecamento da pele dos lábios.

Além disso, a saliva, em contato frequente com a superfície labial, acaba dificultando a cicatrização e estimulando irritações na região. Por isso, é importante reforçar a hidratação nos lábios nessa época do ano.

Também é importante evitar o hábito de passar a língua sob os lábios ressecados e arrancar as peles da boca, que tendem a surgir com o ressecamento, para mantê-los sempre lindos.

5. Aproveite os tratamentos dermatológicos

O inverno é a melhor época do ano para a realização de tratamentos dermatológicos, uma vez que as pessoas se expõem menos ao sol e a incidência de radiação UV tende a ser menor.

A época é bastante propícia, por exemplo, para a realização de peelings que atuam na remoção de marcas e atenuam linhas e rugas, e também para os procedimentos a laser, usados para tratar manchas, combater o envelhecimento e remover pelos de maneira definitiva.

Cuidado com as “doenças de inverno”

A queda da temperatura não causa, necessariamente, as doenças listadas abaixo, mas provoca o ressecamento da pele, o que tende a piorar o quadro em que já sofre com elas. Portanto, alguns cuidados com a pele no inverno devem ser redobrados para controle destas condições:

homem com psoríase no couro cabeludo

Dermatite seborreica

Também conhecida como caspa, a dermatite seborreica provoca descamação e vermelhidão em algumas áreas do corpo, especialmente no couro cabeludo. É uma doença crônica, mas pode ser tratada por meio de produtos específicos.

Dermatite atópica

É uma inflamação cutânea que provoca coceira e causa a formação de crostas nas dobras da pele, sendo mais comum na parte de trás dos joelhos, nas dobras dos braços e no pescoço.

A doença é mais comum em bebês, mas pode afetar adultos. Suas causas são desconhecidas, mas alguns fatores, como o frio intenso, ambientes secos e tecidos de lã e sintéticos, atuam como gatilhos para as crises.

Psoríase

É uma doença inflamatória e crônica da pele que leva ao surgimento de lesões avermelhadas e com descamação. Essas lesões tendem a aparecer no couro cabelo, cotovelos e joelhos, mas podem acometer outras áreas do corpo.

Ictiose vulgar

É uma doença hereditária que dá à pele um aspecto extremamente seco. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, ela costuma se manifestar nos primeiros anos de vida e tende a regredir com o passar dos anos, mas os sintomas da doença pioram sob climas secos e temperaturas frias. O tratamento é realizado por meio do uso de hidratantes, mas medicamentos orais podem ser usados em alguns casos.

Saiba mais sobre nossos tratamentos

A Clínica Dra Lívia Maria Camargo integra os conceitos de saúde, beleza e bem estar, aliando alta tecnologia e modernas técnicas a um ambiente elegante, seguro e acolhedor.

Localizada na Praia do Flamengo, além de uma bela vista para o mar, a clínica possui uma equipe treinada e qualificada para oferecer um atendimento diferenciado.

Conheça nossos tratamentos e agende uma consulta!

Back To Top
Abrir chat
Olá! Precisa de ajuda?