fbpx
skip to Main Content

Harmonização Corporal: O que é?

dra livia maria camargo harmonização corporal

Com certeza você já viu e ouviu falar de harmonização facial, termo tão divulgado nas redes sociais e que chama a atenção com imagens de transformações faciais incríveis de famosos e não famosos. Seguindo a mesma tendência de beleza, a harmonização corporal também vem conquistando o público e cada vez mais ganha espaço na área de beleza.

O termo é usado para definir um conjunto de procedimentos combinados e realizados com o objetivo de buscar harmonia estética do corpo com redução da flacidez, gordura localizada, celulite e estrias, além de melhorar o contorno corporal. Sempre com foco no equilíbrio. Por isso, é importante analisar cada caso individualmente para oferecer um protocolo personalizado, atendendo as particularidades dos pacientes e oferecendo os tratamentos adequados para atingir o melhor resultado de harmonização corporal.

Quer saber como a harmonização corporal funciona e quais tratamentos fazem parte dela? Então continue lendo!

Entendendo os objetivos

Para entender como funciona o universo corporal e melhor indicar os tratamentos estéticos, é extremamente importante entender sobre os diversos biotipos corpóreos. Os tipos físicos femininos são cinco: ampulheta ou violão (o mais desejado pelas mulheres), triângulo ou pêra, triângulo invertido, retângulo e oval (maçã)

tipo de corpo feminino

Para cada caso, uma solução

Agora que você sabe o que é harmonização corporal, está na hora de falar sobre os principais tratamentos:

Scizer

O Scizer é um dos tratamentos mais procurados, pois tem a capacidade de trabalhar a gordura sem induzir ao efeito de flacidez. Considerado o melhor tratamento para gordura localizada desde seu lançamento, o equipamento traz o conceito de remodelação corporal.

É a melhor solução para eliminar de vez aquela gordura indesejada que dietas e exercícios físicos não resolvem. Além disso, é capaz de melhorar e estimular a produção de fibras de colágeno promovendo diminuição da flacidez, dependendo do caso de cada paciente.

Ultraformer

Para as queixas de flacidez sem acúmulo de gordura e com excesso de pele, a indicação é o Ultraformer III, que faz uma retração tecidual e gera um estímulo de colágeno na região, amenizando a flacidez.

O equipamento é considerado um marco na área da estética por ser capaz de tratar a flacidez em todos os níveis e camadas da pele. Isso porque o ultrassom consegue alcançar as camadas de gordura e os locais onde a pele é mais espessa. Assim, a energia térmica estimula a produção de colágeno nesses níveis mais profundos da pele, promovendo a quebra das células de gordura, tudo isso de forma não invasiva.

Barriga sem flacidez por mais tempo

É verdade que ter uma barriga sem sinais de flacidez ficou muito mais fácil com o Ultraformer III, já que seus efeitos possuem duração de um ano ou mais. Porém, para que os resultados sigam por mais tempo, é importante aliar qualquer tratamento estético com um estilo de vida saudável. Afinal, nosso corpo continua envelhecendo, já que nosso “banco” de colágeno é consumido diariamente. Uma alimentação balanceada e atividades físicas são essenciais.

Bioestimuladores

Os Bio estimuladores de Colágeno são substâncias que estimulam a produção de colágeno quando injetadas em determinadas camadas da pele. Podem ser utilizados para reposição de volume a longo prazo e diminuição da flacidez. As substâncias mais utilizadas para este fim são:

  • Hidroxiapatita de Cálcio – Radiesse
  • Ácido Poli-l-lático – Sculptra

O objetivo principal destes produtos não é o preenchimento, mas sim a bioestimulação nos fibroblastos, células que produzem as fibras colágenas, através da injeção de substâncias em determinadas regiões para aumentar a produção de colágeno, promovendo uma pele mais firme.

Na harmonização corporal, o Sculptra (ácido polilático) e o Radiesse (hidroxiapatita de cálcio) são os bioestimuladores mais utilizados.

O Radiesse costuma ser aplicado no abdômen e nos braços, para diminuir a flacidez, e nas coxas e glúteos para amenizar a celulite.

Já o Sculptra é mais indicado para melhorar a flacidez abdominal, mas a aplicação pode ser feita em áreas, como braços, glúteos, coxas, entre outras.

Preenchimento

O preenchimento faz parte de vários tratamentos, e na harmonização corporal não poderia ser diferente.

Esse procedimento é realizado com ácido hialurônico, uma substância com propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno, que é aplicada em vários locais do corpo para suavizar rugas e corrigir desníveis na pele, como nos casos de celulite.

E o melhor de tudo é que os resultados são visíveis assim que o tratamento é concluído e podem durar entre um e quatro anos, dependendo da viscosidade da sua pele.

Intradermoterapia

A Intradermoterapia, também conhecida como Lipo enzimática, é um tratamento indicado para flacidez, celulite e a gordura localizada.

O conceito de Intradermoterapia consiste na infiltração de medicamentos na derme ou no tecido subcutâneo (camada profunda da pele), por intermédio de uma agulha muito fina e delicada. O principal objetivo do método, que teve origem na França, é proporcionar uma alta concentração de fármacos de eficiência comprovada, diretamente nas zonas em que se deseja tratar.

Os medicamentos utilizados na Intradermoterapia são substâncias lipolíticas, responsáveis por quebrar os nódulos de gordura e celulite diretamente na região subcutânea.

Também costumam ser utilizadas combinações de vitaminas, minerais, enzimas, extratos de plantas, medicações alopáticas e aminoácidos, com destaque para: o Dimetilaminoetanol (DMAE), a vitamina C, o silício e o ácido hialurônico.

O ácido hialurônico é um componente fluído que promove a hidratação cutânea responsável pelo viço da pele, além de estimular a produção de colágeno e servir de esqueleto para fixar as fibras elásticas e colágenas. O silício e a vitamina C também induzem a produção de fibroblastos, célula precursora das fibras colágenas e elásticas. Já o DMAE é uma importante substância para firmar os tecidos.

Radiofrequência

O aparelho de radiofrequência eleva a temperatura da pele e do músculo para aproximadamente 41ºC. Sobretudo, este procedimento contrai o colágeno existente e aumenta a produção de mais fibras de colágeno e elastina, proporcionando mais sustentação e firmeza à pele.

Além disso, a elevação da temperatura rompe as membranas das células de gordura, fazendo com que ela seja eliminada do corpo. Os resultados podem ser observados nos primeiros dias logo após a primeira sessão e o resultado é progressivo, e por isso, quantos mais sessões, o paciente fizer, maiores e melhores serão os resultados.

Fios de PDO

A técnica do fio de polidioxanona (fio PDO) une facilidade de aplicação com seus efeitos surpreendentes no estímulo de colágeno e elastina reduzindo a flacidez e melhorando a qualidade da pele.

O fio polidioxanona PDO (fio sintético 100% biodegradável que tem sido utilizado há muitos anos, principalmente como sutura em cirurgias internas), surgiu uma forma de aplicação com invasão mínima. Essa combinação permite a inserção muito sutil do fio nos locais desejados de forma imperceptível pela derme.

Drenagem Linfática

A aparência de flacidez pode derivar não necessariamente de acúmulo de gordura, mas de um acúmulo de líquido que dá aquele aspecto inchado ao corpo. Por isso a drenagem linfática virou uma alternativa perfeita para as pessoas que querem assimilar emagrecimento com boa saúde.

O que é drenagem linfática?

É uma massagem destinada a drenar e limpar os resíduos encontrados nas células. A massagem acelera o trabalho do sistema linfático, responsável por uma rede de vasos que levam e retiram fluídos do organismo.

A drenagem auxilia na retirada de fluidos com toxinas ou que estejam em excesso, levando essas substâncias para o sistema circulatório para serem eliminadas.

A drenagem linfática manual é definida por uma série de movimentos circulares suaves que são feitos na pele sob o caminho dos vasos linfáticos. A massagem pode ser direcionada somente para uma região do corpo, como o abdômen e o rosto, ou pode ser uma drenagem linfática corporal.

Dúvidas mais frequentes

Existem contra indicações para quem quer fazer harmonização corporal?

Os tratamentos não devem ser feitos em menores de 18 anos e gestantes. Outras contra indicações são lesões de pele no local a ser tratado, amamentação e doenças autoimunes.

Dependendo do procedimento pode ter mais alguma contra indicação específica como uso de marca-passo ou anticoagulantes.

A harmonização corporal é eficaz?

A eficácia dos tratamentos de harmonização corporal é cientificamente comprovada, mas o sucesso do procedimento depende de fatores diretamente relacionados ao estilo de vida do paciente.

Como é a recuperação após o procedimento de harmonização corporal?

A maior parte dos procedimentos não necessitam de tempo de recuperação. Uma indicação recorrente é se resguardar da exposição solar por uma semana. O máximo que pode acontecer é a área ficar dolorida ou, dependendo do procedimento, apresentar algum inchaço ou hematoma.

Saiba mais sobre nossos tratamentos

A Clínica Dra Lívia Maria Camargo integra os conceitos de saúde, beleza e bem estar, aliando alta tecnologia e modernas técnicas a um ambiente elegante, seguro e acolhedor.

Localizada na Praia do Flamengo, além de uma bela vista para o mar, a clínica possui uma equipe treinada e qualificada para oferecer um atendimento diferenciado.

Conheça nossos tratamentos e agende uma consulta!

Back To Top
Falar com consultora
Olá! Precisa de ajuda?