fbpx
skip to Main Content

Formatos de rosto e a individualização dos tratamentos

mulheres de perfil mostrando o formato dos seus rostos

Existem diversos formatos do rosto e entender qual o seu tipo ajuda bastante na obtenção de melhores resultados em procedimentos estéticos.

Cada pessoa é única e possui um rosto diferente, entretanto existem nove principais formatos do rosto: rosto diamante, rosto coração, rosto triangular, rosto triangular invertido, rosto quadrado, rosto redondo, rosto oval, rosto retangular e o rosto longo.

Como saber qual o meu tipo de rosto?

Além dos aplicativos que conseguem definir qual seu tipo de rosto a partir de uma foto, você também pode observar os traços sozinha seguindo alguns passos:

  • Tire uma foto bem nítida do seu rosto, de modo plano, bem de frente;
  • Trace ou imagine duas retas dividindo seu rosto na vertical e na horizontal;
  • De forma horizontal, desenhe uma linha que corte o meio da boca;
  • Da mesma forma, faça outra que pegue a raiz do nariz;
  • Finalmente, faça mais uma traçando o fim da sobrancelha.

A individualização dos tratamentos

Por muitos anos, os tratamentos faciais foram feitos de forma universalizada, ou seja, todo mundo passava por mesmas técnicas para rejuvenescer ou corrigir a estética do rosto.

Era comum até mesmo o fato de se tentar copiar o rosto de celebridades e modelos, tentando atingir semelhante resultado estético.

Entretanto hoje existe o consenso de que os tratamentos para o rosto precisam ser individualizados, pois cada pessoa necessita de uma ação diferente.

Embora os tipos de rosto descritos acima sejam os principais, todo mundo possui uma face com detalhes diferentes. Isso precisa ser levado em consideração na hora da realização do procedimento.

O caminho para atingir resultados satisfatórios é contribuir para que cada pessoa possa ter uma harmonização de seu próprio rosto, atingindo assim a beleza estética máxima. Afinal, não faz sentido colocar características do rosto de uma pessoa em outra.

A etnia, cor, tônus e formato de rosto influenciam diretamente na pele e estética pessoal. Pessoas de mesma idade costumam ter queixas diferentes, principalmente na questão das linhas de envelhecimento. Enquanto umas pessoas desenvolvem o chamado ‘bigode chinês’, outras já acabam tendo os ‘pés de galinha’.

A importância da individualização

É comum que as pessoas cheguem numa clínica dermatológica com uma ideia pronta, de por exemplo, preencher os lábios. Entretanto os procedimentos estéticos precisam analisar cada caso de modo amplo e específico.

Fazer um preenchimento nos lábios enquanto o resto do rosto destoa completamente dessa característica vai acabar resultando em algo muito artificial, ou até mesmo esteticamente feio.

A paciente precisa conversar com o profissional e entender como tudo deve ser feito para se obter os bons resultados.

Não existe ‘receita de bolo’ para um procedimento estético. Vários pacientes podem se queixar das mesmas coisas, no entanto a resposta ao tratamento que cada um terá de seu organismo é diferente.

O problema do ‘rosto de celebridade’

Como já falamos, as pessoas costumam observar os famosos excessivamente glamourizados na mídia e frisar em suas características marcantes, crendo que é isso que os deixa belos.

Entretanto esse nível estético não é alcançado por um ponto apenas, mas por um conjunto de características que casam muito bem entre si.

Conheça os formatos de rostos

O rosto diamante é caracterizado pela protuberância das maçãs do rosto, pois a linha de comprimento é maior do que a de largura, dando um aspecto pontiagudo para a face. As bochechas são mais largas enquanto a testa e o queixo possuem um formato mais curto.

As pessoas que possuem o rosto coração são aquelas que têm a testa e as bochechas mais largas, enquanto a região do queixo é afinada, com as linhas da mandíbula sendo longas e retilíneas, tendo também a entrada de cabelo em forma de ‘V’.

O rosto triangular, como o nome sugere, é em forma de triângulo, o queixo é mais cheio, enquanto a testa tem uma aparência mais estreita.

O rosto triangular invertido é como o triangular, no entanto com o ‘triângulo’ de cabeça para baixo, com o queixo mais pontudo e a testa mais larga.

O rosto quadrado possui as extremidades retas, da mandíbula à testa. A largura do rosto também é proporcional. Uma das pessoas mais famosas com o tipo de rosto quadrado é a Angelina Jolie.

O rosto retangular, como o nome diz, possui o comprimento grande, sendo duas vezes o tamanho da largura.

O rosto redondo possui as extremidades superiores e inferiores mais curtas, enquanto o meio se torna homogêneo e arredondado. É bastante comum ligar o rosto redondo com sobrepeso, no entanto essas duas coisas não possuem relação.

O rosto oval costuma ser confundido com o rosto redondo e vice-versa. A diferença deles é que enquanto o redondo possui a testa e a mandíbula retraída, o oval possui uma harmonia de tamanho.
Ele é tido como o tipo de rosto ‘perfeito’, pois os lados costumam ser suaves e harmoniosos, sem ângulos. A atriz Emma Watson é um exemplo.

O rosto longo se caracteriza por ter o comprimento horizontal bem menor do que o vertical. Os traços são mais alongados com maior espaço entre a testa e o queixo.

Alguns cuidados importantes

A medicina avançou muito nos últimos anos e hoje existe uma série de tratamentos e tecnologias que facilitam e melhoram a qualidade dos procedimentos estéticos. É possível atingir excelentes resultados se você se tratar com um profissional qualificado.

A escolha perfeita

A Clínica Dra. Lívia Maria Camargo integra os conceitos de saúde, beleza e bem estar, aliando alta tecnologia e modernas técnicas a um ambiente elegante, seguro e acolhedor. A clínica possui uma equipe treinada e qualificada para oferecer um atendimento diferenciado. Conheça nossos tratamentos e agende uma consulta!

Back To Top
Olá! Precisa de ajuda?