A pele do nosso rosto está sempre exposta a diversos fatores como: poluição, sol, estresse, alteração hormonal, aquela maquiagem que a gente ama passar, entre outros. Tudo isso faz com que aumente a oleosidade gerando o fechamento dos poros, que posteriormente formam os cravos e espinhas.
Muitas pessoas acreditam que a limpeza de pele deve ser feita somente quando a pele estiver cheia de cravinhos, estão muito enganados. Os benefícios da limpeza de pele vão muito além da extração desses pontos pretos que ninguém gosta.
A frequência pode variar de acordo com diversos fatores: tipo de pele, sensibilidade da pele e os objetivos principais da realização dos procedimentos. Por isso, a frequência ideal é determinada durante a consulta dermatológica.
O fato é que peles mais oleosas precisam de intervalos menores. Ou seja, a limpeza deve ser feita, em geral, a cada 40 dias ou no máximo com um intervalo de dois meses.
Como é feita a limpeza de pele?
O procedimento é indicado para todos os tipos de pele — secas, mistas, oleosas e acneicas. Tem duração de aproximadamente 1 hora e deve ser realizado no consultório.
Embora existam variações para aplicar a técnica, a limpeza de pele segue um padrão que visa remover impurezas como oleosidade excessiva, resíduos de poluentes e sobras de maquiagem que utilizamos no dia a dia.
Conheça, a seguir, as etapas da limpeza de pele.
Higienização
Conhecida também como assepsia, a fase inicial consiste na higienização da derme com o auxílio de sabonete, loção ou emulsão adstringente para remover os agentes poluentes que ficam depositados na primeira camada da pele.
Esfoliação
Por meio de produtos abrasivos o profissional faz movimentos circulares e delicados para promover o afinamento da córnea (camada superficial da pele). Dessa maneira, são eliminados cravos e espinhas que não estejam inflamadas.
Aplicação de vapor
Durante essa etapa é aplicada uma máscara na face e há um direcionamento de vapor de ozônio, que visa abrir os poros e facilitar a drenagem da cútis. Ainda tem a função de fungicida e bactericida que previne possíveis infecções no momento da extração.
Extração
Nesta etapa é feita a retirada dos comedões, aplicando técnicas precisas para não machucar a pele. Caso o paciente apresente cistos, o processo é feito com o auxílio de uma micro agulha descartável que remove a casquinha externa e o sebo do local.
Em geral, o procedimento é indolor, mas se a pessoa tiver a pele mais sensível, é aplicada uma pomada anestésica de uso tópico para garantir o conforto do cliente. Em seguida, utilizamos um equipamento de alta frequência, a fim de agilizar a cicatrização da derme.
Máscara facial
Após o processo de extração, aplicamos uma máscara à base de creme ou gel (se a pele for oleosa), a fim de acalmar a pele e evitar a vermelhidão. O produto deve permanecer na face por aproximadamente 3 horas e, então, ser retirado em casa antes de lavar o rosto.
Quais são os tipos de limpeza de pele?
Como foi dito, existem várias maneiras de fazer a limpeza. Elas são indicadas de acordo com o tipo de pele e a quantidade de cravos e impurezas que costumam estar acumulados.
Convencional
Em geral, é o processo de limpeza mais utilizado e pode ser feito em todos os tipos de pele. São empregados produtos de higienização, máscara térmica ou a vapor, aparelhos de alta frequência, entre outros procedimentos.
Peeling químico
Muitas vezes, somente a limpeza de pele não é suficiente para obter um bom resultado. Nesses casos, são aplicados ácidos sobre a cútis para remover as camadas mais danificadas por meio de descamação. O processo é indicado para peles com manchas ou que apresentam muitas espinhas.
Peeling de diamante
O peeling de diamante é recomendado para peles extremamente manchadas porque remove as células mortas com mais eficiência. Também pode ser usado em dermes mais grossas para deixá-las mais finas.
Hidratação
Há pessoas que têm a pele muito seca ou que apresentam pontos de descamação. Nesse caso, a limpeza vai promover a hidratação profunda por meio de um aparelho de ionização. Este fará com que os cremes emolientes penetrem melhor na derme.
Revitalização
Para quem tem a pele madura, cansada e sem viço, a limpeza de revitalização é a mais indicada. Ela tem como objetivo nutrir a cútis e deixá-la mais radiante.
Como cuidar da pele após o procedimento?
Após fazer a limpeza a pele demora cerca de 48 horas para se recuperar. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados nos dias que seguem o procedimento.
O uso de produtos com ativos calmantes, como a água termal, são indicados para suavizar a derme e aplacar a vermelhidão pós-limpeza. Além disso, pode ser necessário aplicar produtos cicatrizantes, a fim de evitar que alguns pontos da pele fiquem inflamados.
A rotina de beleza deve ser mantida — higienização, tonificação, hidratação e uso de protetor solar. Porém, a esfoliação é recomendada somente 7 dias após fazer a limpeza de pele.