fbpx
skip to Main Content

Cuidados com a pele no verão: Como evitar acne e oleosidade

Cuidados com a pele no verão: Como evitar acne e oleosidade. Mulher sorrindo na praia de chapéu e aplicando filtro solar

A pele oleosa tem como característica o excesso de brilho natural e maior propensão à acne. No verão, a situação piora: é que as altas temperaturas fazem as glândulas sebáceas funcionarem mais intensamente e o rosto fica mais oleoso.

Se a pele oleosa já costuma ser responsável por um brilho excessivo no rosto, é no verão que ela precisa de mais cuidados específicos. É que o calor excessivo aumenta a atividade das glândulas, que produzem mais sebo e contribuem para o aumento da oleosidade da pele. Mas nada que algumas mudanças na rotina diária de cuidados não resolvam!

Confira abaixo como cuidar da pele na estação mais quente do ano e dá dicas para controlar o surgimento de cravos e espinhas na estação mais quente do ano! Confira!

Rotina de cuidados para pele oleosa no verão

Usar produtos específicos para a pele oleosa é essencial para evitar o surgimento de cravos e espinhas. Nos dias mais quentes, a expert recomenda apostar em produtos de skincare ricos em substâncias como zinco e ácido salicílico – grandes aliados no controle da oleosidade natural desse tipo de pele.

Aposte na limpeza de pele no verão

No verão, o aumento da umidade, sudorese e secreção sebácea deixa a pele com uma aparência mais gordurosa. Sem falar que a exposição solar, aliada ao uso de protetores mais pesados, pode elevar a chance de aparecimento ou piora da acne em pele oleosa. Com essas características, a limpeza de pele se torna um tratamento fundamental para que a pele oleosa fique mais saudável durante a temporada.

Lave o rosto de 2 a 3 vezes por dia

A tentação pode até ser grande, mas é fundamental não lavar o rosto mais de três vezes ao dia mesmo no período de altas temperaturas – e não há exceção nem para sabonetes próprios para esse tipo de pele. Extrapolar o limite máximo na tentativa de se livrar do suor e diminuir a oleosidade pode produzir o efeito oposto. É que lavagens excessivas deixam o rosto mais ressecado e, por efeito rebote, a pele acaba ficando mais oleosa do que já é. O corpo sente o ressecamento como uma agressão e produz sebo para garantir uma proteção.

Substitua produtos cremosos por líquidos

Se os produtos cremosos são os seus favoritos, vale a pena dar uma chance para outras texturas na próxima estação. Versões líquidas ou em spray conferem uma aplicação mais confortável e garantem um aspecto fresquinho imediato ao rosto.
Borrife um spray de zinco ao longo do dia
Outro produto muito importante que deve ser usado no verão é o spray de zinco. Ele possui ação matificante, e pode ser usado ao longo do dia, em qualquer área ou situação. Uma dica é colocar o dermocosmético na geladeira minutos antes de utilizá-lo para garantir um resultado ainda mais refrescante.

Intensifique a hidratação

Principalmente no verão, a hidratação deve ser feita na pele oleosa a fim de repor os nutrientes perdidos no suor. O ritual deve ser feito com produtos hidratantes de textura leve e alta espalhabilidade. É bom reforçar o uso nas áreas mais sensíveis e com queimaduras.

Nada de tomar banho quente

O banho deve ser como sempre morno para frio, com um sabonete adequado para o tipo de pele do rosto e corpo. Dispense a água quente neste momento, ela pode deixar a região mais desidratada.

Use filtro solar com toque seco

Também não podemos esquecer de utilizar o filtro solar, que deve ser específico para pele oleosa – conceituados como oil-free ou toque seco. Precisam conter ativos que ajudam a reduzir o sebo e o brilho do rosto, ter efeito matte e não podem ser comedogênicos.

Cuidados com a maquiagem

Cubos de gelo são aliados na hora de preparar a pele para a make no calor. Depois de lavar o rosto, é só aplicá-los com cuidado para receber os produtos de sua preferência. O gelo ajuda a controlar a oleosidade e ainda fecha os poros dilatados, deixando a maquiagem mais uniforme. Quando o assunto é base ideal para pele oleosa, é fundamental optar por versões mais leves e livres de óleo. O ideal são produtos com tecnologia gel creme e oil free.

Acne no verão: como evitar e tratar a acne solar

Engana-se quem pensa que o calor intenso, que resulta em mais oleosidade, é o único responsável pelo surgimento da acne na estação. A exposição ao sol também pode piorar o aspecto da pele acneica, apesar de, inicialmente, apresentar melhoras por causa do bronzeamento e o ressecamento. No entanto, o que acontece, de fato, é a obstrução dos poros e a inflamação cutânea.

Cloro da piscina e a acne

Você sabia que longos períodos na piscina podem interferir na saúde da sua pele? A exposição à água clorada pode causar ressecamento. Sendo assim, o corpo aumenta a produção de sebo, agravando quadros não só de oleosidade, como também de acne. A sugestão é remover o cloro com água doce e aplicar um hidratante para repor os níveis de água do corpo e rosto.

Como evitar que a acne solar aconteça

O nosso melhor amigo deve ser, sem dúvidas, o filtro solar! O produto é o principal aliado na prevenção deste tipo de acne, além de ajudar a proteger o corpo e o rosto dos outros efeitos nocivos da radiação, como o câncer de pele. No entanto, é preciso que o dermocosmético tenha fórmula livre de óleo para que não se agrave o problema. Procure produtos com textura gel, gel-creme, serum ou toque seco que sejam rapidamente absorvidas pela pele, e a mantenha sequinha ao decorrer das horas.

Quais as melhores formas de tratar a acne solar

O tratamento da acne solar é similar ao da comum, por isso, [clique aqui e agende uma consulta] para que possamos analisar o seu caso e indicar os produtos adequados para uma rotina impecável.

Além disso, é fundamental lembrar que não espremer as espinhas é essencial para não provocar marcas e infecções.

Saiba mais sobre nossos tratamentos

A Clínica Dra Lívia Maria Camargo integra os conceitos de saúde, beleza e bem estar, aliando alta tecnologia e modernas técnicas a um ambiente elegante, seguro e acolhedor.

Localizada na Praia do Flamengo, além de uma bela vista para o mar, a clínica possui uma equipe treinada e qualificada para oferecer um atendimento diferenciado.

Conheça nossos tratamentos e agende uma consulta!

Back To Top
Abrir chat
Olá! Precisa de ajuda?