fbpx
skip to Main Content

Como cuidar dos cabelos no verão

mulher de costas com outra alisando os fios - Cabelos cuidados verão

Cabelos no verão: cuidados para reduzir danos do sol, praia e piscina nos fios sensibilizados e couro cabeludo

No verão, além da pele, o cabelo e o couro cabeludo sofrem bastante com as agressões da estação, por isso, é importante estar preparada para manter os fios saudáveis nessa época.

No verão, assim como a pele, o cabelo sofre várias agressões por conta da exposição ao sol, vento, à água salgada, areia e ao cloro da piscina, tendendo a ficar muito ressecados e sem brilho.

A desidratação deixa os fios mais fracos e opacos, somado ao fato que o sol e o calor contribuem ainda mais para o ressecamento. O vento embaraça os fios e a areia faz com que as escamas se rachem, as cutículas se abram tornando os cabelos quebradiços.

Por isso, todo cuidado é necessário para manter os fios sempre nutridos e saudáveis, principalmente aqueles que passaram por alguma química ou estão sujeitos frequentemente à ação de ferramentas como a chapinha e o secador.

Para manter as madeixas hidratadas durante a estação, eu preparei diversas dicas de cuidados com os fios e o couro cabeludo. Confira

Como as agressões e químicas sensibilizam os fios e o couro cabeludo

O sol, a química, a água do mar e o cloro da piscina, são alterações que agem destruindo a camada protetora e natural que existe no fio e no couro cabeludo.

A cutícula do cabelo é formada por escamas, que, quando estão fechadas, garantem uma proteção externa, hidratação natural das madeixas – bem parecida com a que temos na pele. Porém, com o calor excessivo, as químicas, a água do mar e o cloro da piscina, acabam removendo essa barreira.

A partir deste cenário, a cutícula fica completamente desprotegida, as escamas abertas e o fio mais suscetível às agressões, o que acaba refletindo em vários probleminhas bem desagradáveis, como o frizz, as pontas duplas e o cabelo sensibilizado e quebradiço.

Como podemos proteger o cabelo desses impactos durante o verão?

Sabemos que prevenir é sempre o melhor remédio. Por isso, é muito importante evitar ao máximo submeter o cabelo e o couro cabeludo as agressões citadas.

Hidratar, hidratar, hidratar!

Esse é o mantra para manter a saúde dos fios durante o verão. A exposição ao sol, mar, piscina e areia, somados às lavagens frequentes, tornam as madeixas mais ressecadas e rebeldes. Daí a importância de utilizar semanalmente máscaras de hidratação, sempre respeitando seu tipo de cabelo. Mas, atenção, nunca ultrapasse o tempo de ação do produto, nem deixe resíduos nos fios, para não os tornar oleosos.

Óleos, como o de argan, coco e semente de uva também são excelentes aliados para manter os cabelos hidratados e protegidos dos agentes nocivos do verão. Eles ajudam a fechar a cutícula dos fios, deixando-os macios e cheios de vitalidade.

Invista em um leave-in!

Ainda falando na hidratação dos fios, o leave-in não pode faltar em seu nécessaire. Além de formar uma película de proteção sobre os fios, o produto ajuda a reduzir a absorção do sal e do cloro. Aplique leave-in antes de ir à praia ou piscina e reaplique após cada mergulho.

Quem tem cabelos secos deve optar pelas versões em creme, enquanto os líquidos são melhores para os cabelos oleosos. Lembre-se sempre de verificar se o produto apresenta proteção UV.

Sem sal nem cloro!

Para evitar que o sal do mar ou o cloro da piscina fiquem acumulados no cabelo, não se esqueça de, após cada mergulho, enxaguar os cabelos com água doce. Esse cuidado evitará que cabelos fiquem ressecados e, no caso das loiras, que adquiram coloração esverdeada.

Proteção extra!

Além de dar aquele up no visual, usar bonés e chapéus cria uma barreira física contra a incidência direta do sol sobre os fios. Os raios UVA e UVB são prejudiciais à saúde dos cabelos – tornando-os ressecados, fracos e opacos – e do couro cabeludo, uma vez que pode levar a queimaduras e a descamação da região.

Água fria, sempre que possível

No dia a dia também é importante enxaguar os cabelos com água fria. Isso ajudará a fechar as escamas dos fios e controlar a oleosidade, tornando-os mais leves e brilhantes.

Atenção ao couro cabeludo!

A combinação calor + suor pode facilitar o surgimento de problemas no couro cabeludo, como a dermatite seborreica. A dica para que o que o couro cabeludo não sofra com o excesso de oleosidade e acumule impurezas é, uma vez por semana, substituir o shampoo de uso diário por um antirresíduo. Além de eliminar a gordura do couro cabeludo, o produto também removerá vestígios de poluição e produtos capilares (como tinturas e máscaras) que podem, com o tempo, obstruir os poros e prejudicar o processo de crescimento dos fios.

Dê férias ao calor!

Que tal aproveitar que o sol brilha lá fora e deixar um pouco o uso do secador e da chapinha de lado?

As temperaturas elevadas desses aparelhos aumentam o ressecamento dos fios, deixando-os rebeldes e opacos. Agora, se você não tiver escolha, aplique antes um protetor térmico nos fios e mantenha o secador a uma distância de 30 cm do couro cabeludo.

Deixe os cabelos ao natural!

Se você estava pensando iniciar a transição capilar, a hora é agora!

Danos aos fios provocados pela química – como porosidade e ressecamento – tornam-se ainda mais agressivos durante o verão.

Desate os nós!

Após sair da água é normal os cabelos ficarem embaçados, mas isso pode causar quebra de fios. Por isso, entre um mergulho e outro, desembarace os fios!

Comece separando, delicadamente, as mechas com os dedos, soltando os nós maiores. Depois, com um pente de madeira ou osso, penteei-os por etapas, começando pelas pontas e vá subindo devagar. Também para manter as madeixas livres de quebras, evite prender o cabelo enquanto estiver molhado!

Alimente os fios!

Colocar no prato alimentos com vitaminas do complexo B ajuda a manter a saúde dos fios.

Elas auxiliam o sistema imunológico e promovem a regeneração celular, incluindo o crescimento dos cabelos. Leite e seus derivados, ovos, peixes, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve e espinafre são boas fontes destas vitaminas.

Combata a queda de cabelo!

Se seus cabelos estão fracos e caindo, aproveite a estação para realizar tratamentos dermatológicos como:

Fotobioestimulação capilar com LED + Laser

O tratamento é indolor, a luz de baixíssima intensidade atinge diretamente as células, melhorando a microcirculação sanguínea e o aproveitamento dos nutrientes, fortalecendo e estimulando o crescimento dos fios e a reparação de danos.

A luz estimula a produção de colágeno, que, no couro cabeludo, torna o folículo capilar mais resistente. Também atua nas patologias que causam inflamação do couro cabeludo, como por exemplo psoríase e dermatite seborreica. Indicado em TODOS os tipos de queda de cabelo. Não apresenta contraindicação.

MMP Capilar

Experimente ainda os tratamentos como o MMP Capilar, que consiste na aplicação de medicamentos específicos para doenças capilares, indicado para casos de alopecia androgenética, areata, alopecias cicatriciais.

O objetivo do tratamento é fortificar, estimular o crescimento de novos fios, engrossar os pelos da região gerando mais volume.
Essa é uma técnica que tem mostrado ótimos resultados, tornando os cabelos mais fortes e saudáveis.

Saiba mais sobre nossos tratamentos

A Clínica Dra Lívia Maria Camargo integra os conceitos de saúde, beleza e bem estar, aliando alta tecnologia e modernas técnicas a um ambiente elegante, seguro e acolhedor.

Localizada na Praia do Flamengo, além de uma bela vista para o mar, a clínica possui uma equipe treinada e qualificada para oferecer um atendimento diferenciado.

Conheça nossos tratamentos e agende uma consulta!

Back To Top
Abrir chat
Olá! Precisa de ajuda?