fbpx
skip to Main Content

Tudo sobre produtos cosméticos veganos

produtos cosméticos veganos

Veganismo como estilo de vida

Eu não sou vegana, mas, como dermatologista, acho super importante trazer esse tipo de informação!

O veganismo prevê mudanças significativas não somente na alimentação, mas naquilo que se consome de forma geral. Por exemplo: pessoas veganas não comem ovos, não usam couro, não passam um creme testado/derivado de um animal e assim por diante.

Por isso, dá para dizer que são um nicho de mercado e, ainda mais, uma fonte de mudança na forma produtiva de qualquer bem de consumo.

Esse artigo é, então, tanto para quem segue esse estilo de vida quanto para quem tem curiosidade em aprender mais sobre o tema e, quem sabe, deseja implementar tais transformações em sua rotina.

O que são os cosméticos veganos?

Percebo que ainda existe uma certa confusão quando se fala no assunto. Muita gente pensa que qualquer cosmético natural ou orgânico é vegano. E isso não é verdade!

Produtos veganos, em geral, contém ingredientes naturais ou orgânicos, mas não fazem uso, em nenhum momento da cadeia produtiva, dos animais – seja em ingredientes derivados dos bichinhos ou em testes de laboratório.

Outro ponto é que ser vegano é ser cruelty-free, mas ser cruelty-free não é ser vegano! A alcunha em inglês se refere aos cosméticos que não são testados em animais. Mas, para que sejam veganos, não podem ter nada vindo de um bichinho – nem mel, nem leite, nem nada!

As principais diferenças

Segundo o dicionário Michaellis, um cosmético é qualquer tipo de produto usado nos cuidados com a aparência, especialmente na pele e no cabelo.

Atualmente existem no mercado produtos veganos, orgânicos, naturais, cruelty free, e isso gera uma série de dúvidas na hora de escolher.

Sempre tenha em mente que um cosmético pode ser natural ou orgânico e possuir ingredientes de origem animal em sua composição, assim como realizar testes em animais. Por isso, na hora de escolher o seu, esteja atento às nomenclaturas que as marcas dão.

Como o Brasil não possui uma regulamentação oficial sobre isso, é importante verificar se o produto tem as devidas certificações. O PETA e o PEA são as principais ONGs que ajudam a classificar as marcas que não testam em animais. Então vamos conhecer a diferença entre cada um deles?

Cosméticos Veganos e Cruelty-free

Os cosméticos identificados como Veganos e Cruelty-free não possuem ingredientes de origem animal em sua fórmula, e também não são testados em animais.

A cera de abelha, o colágeno, o leite e a lanolina são ingredientes derivados de animais, portanto, estão fora da composição deste tipo de cosmético.

Porém, alguns ingredientes sintéticos são liberados, desde que não sejam testados em animais.

Cosméticos Orgânicos

A maior preocupação do cosmético orgânico é ser ecologicamente correto e socialmente justo.
Eles são produzidos exclusivamente com ingredientes orgânicos certificados, e há preocupação com as comunidades envolvidas e com resíduos não poluentes.

Em sua composição, não há nenhum tipo de componente sintético como parabenos, derivados do petróleo, sulfatos, formaldeídos e fragrâncias artificiais são utilizados.

E isso é incrível, porque tais ingredientes fazem muito mal para a saúde, causando possíveis alergias e doenças mais graves (como câncer), de acordo com pesquisa realizada pelo EWG.

Segundo o Instituto Biodinâmico, o cosmético orgânico deve possuir no mínimo 95% de ingredientes orgânicos em sua formulação.

Os outros 5% podem ser compostos por água e outras matérias-primas naturais.

Os ingredientes certificados como orgânicos são aqueles cultivados sem nenhum tipo de agrotóxicos, adubos químicos ou produtos transgênicos.

Cosméticos Naturais

Para ser natural, um cosmético deve conter no mínimo 5% de ingredientes orgânicos e 95% de ingredientes naturais, segundo o site da Alva Brasil e órgãos particulares.

Ele não deve conter nenhum tipo de aditivo químico em sua composição, como derivados de petróleo, propileno, amônia, silicone, parabeno, entre outros.

Mas é sempre bom ficar de olho: Alguns produtos considerados “naturais” contém substâncias químicas em sua composição.

Para o Instituto Biodinâmico (IBD) e a Ecocert, os cosméticos naturais devem possuir matérias-primas naturais e não podem conter as matérias-primas proibidas. Confira abaixo o que é permitido e o que é proibido.

  • Manteigas vegetais
  • Óleos vegetais
  • Lanolina
  • Corantes naturais
  • Pigmentos naturais
  • Óleos essenciais
  • Extratos vegetais
  • Minerais
  • Polímeros naturais
  • Corantes sintéticos
  • Fragrâncias sintéticas
  • Derivados de propileno
  • Amônia
  • Silicone
  • Conservantes sintéticos
  • Dietanolamidas
  • Derivados do petróleo
  • Geneticamente modificados
mulher passando dedo em creme cosmético vegano

Preciso substituir todos os meus cosméticos?

Calma, também não precisa tanto. Minha dica é que você não jogue fora o que você ainda tem em estoque, mas comece a pesquisar sobre o assunto, anote as marcas e os ingredientes que você não compactua mais.

São muitas informações, então você sempre pode olhar esse post para te ajudar em sua próxima compra vegana.

Agora que você já sabe como diferenciar cada produto, vale salvar as seguintes dicas pra vida:

  1. O importante é sempre estar bem informado. Pesquise sobre as práticas da empresa, para saber se ela realmente se alinha com os princípios rotulados na embalagem;
  2. Bateu a dúvida sobre um produto ou práticas da empresa? Entre em contato e insista por respostas. Peça sempre a resposta por e-mail e, se possível, acompanhada de laudo técnico. Se não achar satisfatória, procure por outra que atenda suas necessidades;
  3. Tente, sempre que possível, reduzir o consumo de produtos industrializados e substituir por soluções artesanais, feitas a partir de matéria-prima vegana e natural;

Gostou?

O objetivos desse post foi de reunir informações úteis e apresentar caminhos para quem é vegana, aderiu recentemente ao veganismo ou quer simplesmente ajudar a causa.

Conhece alguma marca legal? É só comentar aqui embaixo, que a gente vai adorar saber!
Que tal compartilhar este artigo com aquela amiga ou amigo que tem tudo a ver com o assunto?

Dra Lívia Maria Camargo

Na Clínica Dra Lívia Maria Camargo integramos os conceitos de saúde, beleza e bem estar, aliando alta tecnologia e modernas técnicas a um ambiente elegante, seguro e acolhedor. A clínica possui uma equipe treinada e qualificada para oferecer um atendimento diferenciado. Agende uma consulta!

Back To Top
Olá! Precisa de ajuda?