Rejuvenescimento íntimo? Como assim?
Essas perguntas são as mais escutadas quando se fala no assunto. Algumas pacientes já querem saber detalhes sobre o tratamento e fazem perguntas, outras morrem de vergonha de falar do assunto.
Depois do boom da cirurgia plástica íntima – o Brasil é o campeão mundial na técnica para redução dos pequenos lábios vaginais – métodos dermatológicos são cada vez mais procurados por mulheres preocupadas com a estética e/ou funcionalidade da região íntima.
Elas estão se tornando mais exigentes em relação à sexualidade e a criação de novas tecnologias é uma consequência disso.
Os tratamentos vão além da melhora estética. Perda de lubrificação, atrofia da mucosa vaginal, dor durante a relação sexual e incontinência urinária estão na mira dos novos procedimentos.
Quando o tratamento é indicado?
A preocupação com a estética geral da região íntima feminina é queixa comum de uma parcela significativa das mulheres que buscam pelo Rejuvenescimento Íntimo para reverter aspectos como:
- Falta de lubrificação na hora das relações sexuais;
- Pele da região da vagina fina, frágil e sem elasticidade;
- Dor na relação sexual;
- Assimetria ou hipertrofia dos pequenos lábios;
- Clareamento da região íntima e virilha;
- Aumento da autoestima;
- Aumento da satisfação com o próprio corpo.
Pós parto e
Cirurgia Bariátrica
O rejuvenescimento após o parto pode ser feito com lasers ou radiofrequências de alta intensidade.
Para pacientes que fizeram uma cirurgia bariátrica, a flacidez nos grandes lábios e no interno da coxa pode ser tratada com radiofrequências, ultraformer e bioestimuladores.
Benefícios e problemas que ele ajuda a resolver
Em relação às mulheres na menopausa ou aquelas que, por algum motivo, tiveram uma menopausa precoce devido a alguma doença (como pacientes com câncer de mama), uma técnica como a do laser, por exemplo, melhora a lubrificação, a qualidade da relação sexual e a elasticidade da vagina.
Os preenchimentos, além de tornarem o aspecto da vulva mais bonito e menos flácido, também podem ser utilizados para dar um upgrade na relação sexual.
Além dos problemas apontados acima, como a incontinência urinária de esforço, podemos listar:
- Melhora dos sintomas vaginais da menopausa em mulheres que não podem (ou não querem) usar hormônios;
- Clareamento da região íntima;
- Tratamento da flacidez e das assimetrias dos grandes lábios;
- Correção dos pequenos lábios (quando muito proeminentes);
- Tratamento de cicatrizes, marcas e até excesso de suor nessa área;
- Tratamento de dores crônicas nessa região durante a relação.
Tratamentos Funcionais e Estéticos
Ácido hialurônico para dar ou devolver volume aos grandes lábios
A aplicação é indicada quando há perda de volume, flacidez ou frouxidão dos grandes lábios. É também para casos de hipertrofia dos pequenos lábios, o que pode causar desconforto durante a relação sexual.
O desconforto na aplicação é minimizado por um anestésico tópico. Como a área fica sensibilizada, é recomendada abstinência sexual por cinco dias.
Toxina para relaxar contração excessiva da musculatura pélvica
Aqui, o propósito é funcional, não estético. A aplicação é recomendada para pacientes que possuem uma contração excessiva da musculatura pélvica/vaginal e sentem dores durante a relação sexual. A toxina atua promovendo um relaxamento desta musculatura, aliviando a dor.
Para diminuir o desconforto das picadas, é aplicado um creme anestésico no local, e a região pode ficar um pouco dolorida depois.
Peeling íntimo para clareamento
Promove a renovação celular, o estímulo de colágeno e o clareamento, portanto, é indicado para mulheres com queixas de flacidez e escurecimento em áreas como vulva e virilha.
Ácidos específicos, são aplicados na área a ser tratada. Não dói, mas a região pode apresentar vermelhidão e descamação.
Radiofrequência para estética dos lábios e melhora de sensibilidade
Induz contração das fibras de colágeno já existentes, gerando um efeito estético de lifting dos pequenos e grandes lábios, além de agir dentro do canal vaginal, para melhora de sensibilidade e lubrificação. Essa é a tecnologia é indicada para mulheres jovens, principalmente no pós-parto, que querem melhorar a qualidade de vida sexual. A aplicação é indolor, mas a paciente sente um calor intenso – relações no mesmo dia estão liberadas.