fbpx
skip to Main Content

Receitas Caseiras: Entenda os riscos para sua pele

mulher branca em frente ao espelho com pepinos nos olhos

Com a pandemia instalada no mundo e, com o isolamento social sendo uma das medidas para combater a disseminação da Covid-19, “o faça você mesmo” ganhou força e muita gente aproveitou o tempo em casa, para cuidar da pele com receitas caseiras. Porém, neste artigo quero alertar para os perigos com os cuidados da pele em casa.

Muitas receitas divulgadas principalmente em blogs, redes sociais e páginas da internet em geral, podem ser perigosas e oferecerem riscos, já que, em sua composição pode ter alguma substância incompatível com a sua pele.

O resultado é que, ao invés de tratar, pode piorar sua disfunção ou desenvolver algum quadro alérgico.

Por isso é importante sempre procurar um profissional especializado, uma vez que, os produtos prescritos pelo dermatologista, sejam manipulados ou industrializados, são testados, têm PH e concentração controlados e estão de acordo com padrões de qualidade, e são próprios para o seu tipo de pele.

Receitas Caseiras Perigosas

Em tempos em que as receitas caseiras para os cuidados com a pele, as unhas e os cabelos estão mais acessíveis na internet, é importante atentar-se ao que se vê por aí. Grande parte do que é divulgado pode se tornar um problema, se você se aventura com produtos feitos em casa.

Muitos desses itens encontrados na cozinha podem oferecer muitos riscos à saúde, já que em sua composição podem trazer alguma substância incompatível com a pele ou com o tipo de cabelo e, em vez de tratar, pode piorar a situação.

Açúcar, aveia, pó de café

As receitas mais procuradas para cuidar da pele são aquelas com efeito esfoliante. No entanto, elas realmente são capazes de esfoliar. O problema é o modo em que esse processo é realizado.

Movimentos ríspidos, grânulos muito grandes e intervalos inapropriados podem ocasionar em infecções, manchas e machucar a pele. Procure opções industrializadas para o seu tipo de pele.

Limão

Campeão na utilização em receitas caseiras! E ele pode ser um grande vilão, pois pode provocar alergias e muita irritação na pele. Se for exposto ao Sol, pode provocar manchas escuras de difícil remoção. Nada de passar limão nas axilas para clareá-las! Misturar a fruta com outro produto e passar nos cabelos também é uma roubada. O limão pode ressecar muitos os fios e ainda provocar queimaduras no couro cabeludo. Dê preferência aos produtos específicos para você encontrados em casas de beleza.

Abacaxi

Se você viu que o abacaxi era perfeito para esfoliar a pele do rosto, esqueça. A fruta pode provocar queimaduras na região, arranhar a pele e deixar manchas. Deixe a fruta para desfrutar de um bom suco!

Pasta de dentes

Uma das receitas mais antigas e que prometia tratar de cravos e espinhas. Saiba que seu uso para esse fim é comprovadamente ineficaz. Em vez de secar a acne, a pasta de dente causa irritação na área atingida. O ideal é utilizar produtos manipulados ou prescritos pelo dermatologista.

Maionese

Alvo de inúmeras recomendações em páginas na internet, o uso desse molho não traz nutrição aos cabelos. Pelo contrário, deixa os fios mais oleosos e pesados. Essa experiência caseira torna os cabelos opacos, pois é rica em gorduras industrializadas. Prefira utilizar nos cabelos ressecados óleos vegetais e puros, como o de coco, por exemplo.

Margarina e refrigerante

Dupla que não tem o poder de promover um bronzeado perfeito em hipótese alguma. Tanto a margarina quanto o refrigerante são nocivos à saúde da pele quando expostos ao Sol. Podem causar queimaduras de 1º e 2º grau, manchas de difícil remoção. Utilize o bom e velho protetor e não abuse da exposição ao Sol – dicas que nunca falham.

Sabão de coco

Jamais utilize o sabão de coco para higienizar a pele do rosto ou do corpo. Esse tipo de produto causa sérias dermatites e ressecamentos.

Enfim, sempre desconfie das receitas caseiras que se dizem milagrosas. Misturas inapropriadas podem causar lesões sérias, por isso, sempre consulte um dermatologista antes de utilizar qualquer tipo de produto ou tratamento, seja ele caseiro ou não!

Dra Lívia Maria Camargo

Na Clínica Dra Lívia Maria Camargo integramos os conceitos de saúde, beleza e bem estar, aliando alta tecnologia e modernas técnicas a um ambiente elegante, seguro e acolhedor. A clínica possui uma equipe treinada e qualificada para oferecer um atendimento diferenciado. Agende uma consulta!

Back To Top
Olá! Precisa de ajuda?