fbpx
skip to Main Content

Anticoncepcional faz bem ou mal à pele?

cartelas de anticoncepcional sobre calendário

Você já se questionou quais os efeitos do uso contínuo da pílula anticoncepcional na sua pele? Muitas mulheres costumam ficar sob o efeito do remédio por anos, e ele pode sim te trazer benefícios, mas também há contraindicações para o seu uso.

Existem alguns anticoncepcionais com funções para além de somente prevenir a gravidez que atuam também na regularização dos ciclos menstruais, diminuição das dores e inchaços, dentre outros fatores.

Além disso, outros problemas decorrentes de disfunções hormonais também podem apresentar melhora com o uso de anticoncepcionais, entre eles: o hirsutismo, acne e ovários policísticos.

Pensando nisso, resolvi publicar esse artigo para ajudar você a entender melhor os efeitos do medicamento na pele. Dá uma olhada!

Pílula e pele: como conciliar?

Essa é uma queixa super comum no consultório: a relação entre pílula contraceptiva, ciclo hormonal, ciclo menstrual e pele.

A nossa pele responde aos hormônios que a gente produz, e os hormônios são como ‘botões de ligar as nossas células’. Uma vez que a gente produz um hormônio ele tem ação em diversos lugares.

Os nossos hormônios ovarianos, que são os hormônios que são produzidos durante o ciclo menstrual, eles têm interferência na nossa pele, tanto o estrogênio quanto a testosterona que é hormônio masculino mas que a gente também produz.

A testosterona tem diversas ações em diversos lugares do nosso corpo. Por exemplo, no músculo ela tem ação anabólica, então ela aumenta o volume do músculo; no sistema nervoso central ela está relacionada a um hormônio que está relacionado a libido, então a mulher pode ter uma melhora da libido. Na pele a testosterona tem a ação de deixar a pele mais oleosa e piorar os quadros de acne.

Quando você toma pílula oral combinada, você pode ter uma melhora importante da pele porque a pílula estimula a produção de uma proteína no sangue chamada SHBG, que é produzida no fígado e é chamada proteína carreadora de hormônios sexuais. 

Essa proteína se liga ao hormônio masculino, a testosterona e inativa a ação desse hormônio. Então mulheres que usam pílula, de uma maneira geral, têm uma diminuição bem importante dos níveis de testosterona. E por essa diminuição da testosterona, você tem uma melhora importante nos quadros de acne

Existem ainda alguns tipos de pílula, que melhoram ainda mais a pele, porque o outro hormônio que vem junto com o etinilestradiol tem uma ação antiandrogênica, diminuindo os níveis de hormônio masculino ainda mais. Então as mulheres melhoram muito da acne.

E se eu parar
de tomar a pílula?

Neste caso, os níveis de testosterona voltam a aumentar e neste caso a pele piora. Dá um bug, principalmente nos primeiros meses, mas é um quadro bem comum.

O anticoncepcional é recomendado para qualquer pessoa?

O organismo de cada mulher é único e por isso devem-se realizar exames para verificar as alterações hormonais e identificar o quadro de cada um.

Há uma série de riscos de desenvolvimento de trombose venosa profunda ou até mesmo no ganho de peso e aumento da retenção de líquidos e celulites.

Já para outras, o uso constante dos anticoncepcionais pode levar a uma regulação do ciclo menstrual e melhoras na pele e cabelo.

Além disso, para aquelas mulheres que desejam o anticoncepcional apenas para melhorar a pele, é importante observar se a acne é realmente causada por fatores hormonais. Caso não seja, outros tratamentos podem ser indicados e apresentarão maior eficácia.

O fato é que, com ou sem pílula, o importante é manter as consultas em dia e conversar muito com seu médico para encontrar a solução mais adequada para você, e consultar uma dermatologista para tratar os problemas causados na sua pele. 

Dra Lívia Maria Camargo

A Clínica Dra Lívia Maria Camargo integra os conceitos de saúde, beleza e bem estar, aliando alta tecnologia e modernas técnicas a um ambiente elegante, seguro e acolhedor. A clínica possui uma equipe treinada e qualificada para oferecer um atendimento diferenciado.

Conheça nossos tratamentos e agende uma consulta!

Saiba mais sobre nossos tratamentos

A Clínica Dra. Livia Maria Camargo integra os conceitos de saúde, beleza e bem estar, aliando alta tecnologia e modernas técnicas a um ambiente elegante e acolhedor.

Localizada na praia do Flamengo, além de uma bela vista para o mar, a clínica possui uma equipe treinada e qualificada para oferecer um atendimento diferenciado.

Back To Top
Olá! Precisa de ajuda?