Em época de pandemia, um dos problemas que tratamos com muita frequência no consultório é a queda de cabelo.
A calvície feminina tem aumentado consideravelmente. Hoje, admite-se que uma a cada oito mulheres tem esse problema, o que representa de 15% a 20% das mulheres. O problema piora com a chegada da menopausa e atinge aproximadamente 30% das mulheres por volta dos 70 anos.
Felizmente, a tecnologia evolui e atualmente temos diversas opções para tratar o couro cabeludo e fortalecer os cabelos. Um dos recursos mais interessantes é o Laser Lavieen.
Já consagrado para tirar manchas da pele, atenuar rugas, dentre outros, o Lavieen pode ser aplicado no couro cabeludo, melhorando a qualidade do fio, estimulando o folículo a voltar a crescer, aumentando o número de fios, além de aumentar a vascularização no couro cabeludo, liberando fatores de crescimento.
Crescimento e fortalecimento dos cabelos
O Laser Lavieen é versátil e tem diversas indicações de aplicação. Seus feixes têm alta afinidade com a água, o que garante a renovação dos tecidos. Na pele, estimula a formação de um novo colágeno e traz mais brilho e viço à derme. Já no couro cabeludo, seus efeitos são um pouco diferentes: a aplicação do laser leva o calor às camadas mais profundas e estimula a vascularização. Isso é importante porque é o sangue que leva aos fios importantes substâncias, como o ferro e a biotina. Quando os nutrientes não chegam como deveriam ao couro cabeludo, os fios podem ficar mais ralos e escassos. Esse estímulo realizado com o Lavieen, pode ajudar inclusive na melhora de condições como o eflúvio telógeno e a alopecia androgenética.
Outra vantagem do tratamento com o Laser Lavieen é a aplicação dos fatores de crescimento por meio do drug delivery. Trata-se da aplicação de ativos importantes para o nascimento de novos fios, que, quando aplicados após a sessão de laser, chegam mais fundo nas camadas do couro cabeludo, potencializando seus efeitos.
O Lavieen estimula a neovascularização, favorecendo o aumento do metabolismo local para o crescimento de novos fios capilares. O laser trabalha o tecido estimulando o crescimento do cabelo em áreas que o paciente está perdendo mais fios, e automaticamente melhora a qualidade do fio já pré-existentes, deixando-os mais densos e fortes.
O fato de ser um laser não ablativo, ou seja, menos agressivo à pele, permite recuperação fácil e rápida, sendo que a paciente pode voltar às suas atividades no mesmo dia.
O procedimento é seguro, indolor e gradualmente podemos observar maior crescimento de fios, seu fortalecimento e maior brilho e volume para as madeixas.
Cuidados em casa
Boa alimentação
Manter uma alimentação balanceada, com boas fontes de proteína, como a carne vermelha, ovo e oleaginosas (nozes, castanhas, pistache, castanha-do-Pará, avelã, castanha de caju e amêndoa).
Cabelo molhado
Se o seu cabelo não é seco, não há problema algum em lavá-lo todos os dias. Mas evite dormir com ele molhado, o que facilita a quebra do fio e predispõe à dermatite seborreica.
Secador
Evite usar secador nos cabelos todos os dias. Se usar, aplique um protetor térmico.
Preserve a raiz
Nunca aplique condicionador, máscara ou leave-in na raiz do cabelo.
Alopécia de tração
Manter o cabelo preso, com trancinhas, por exemplo, durante longos períodos pode enfraquecer a raiz do fio. Quem tem problema de queda de cabelo deve evitar apliques que usam cola ou elástico.
Você tem notado que seu cabelo está mais fraco e que tem caído mais? O ideal é buscar a avaliação de uma médica especialista para identificar se há algum fator que esteja interferindo na qualidade dos seus fios. A queda acentuada pode ser reflexo de deficiência vitamínica, maus hábitos ou doenças no couro cabeludo.
Por ter diversas causas — fatores genéticos, problemas nutricionais, hormonais, uso de remédios, doenças, distúrbios psicológicos e até o processo natural de envelhecimento — a calvície pode ser tratada de diferentes formas, e isso deve ser determinado por um dermatologista.