fbpx
skip to Main Content

Colágeno Oral Funciona?

Colágeno Oral Funciona?

Uma das proteínas mais importantes do corpo humano, o colágeno é responsável por dar firmeza e viço à pele.

Mas, infelizmente, após os 25 anos, nosso corpo diminui a produção dessa substância, contribuindo para o aparecimento da flacidez, rugas e linhas finas.

Outro ponto importante é que as mulheres produzem menos colágeno do que os homens. Estudos comprovam que no período da menopausa a velocidade de perda dessa proteína é aumentada, chegando a atingir 30% nos primeiros cinco anos.

Para prolongar a beleza e a aparência saudável da derme, o uso de suplementos à base de colágeno pode ser aliado a um estilo de vida mais equilibrado, como uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas.

Entre seus benefícios estão: suaviza rugas e linhas de expressão, garante a elasticidade da pele, fortalece as unhas, melhora a aparência da celulite.

Os primeiros efeitos podem ser notados após dois a três meses de consumo diário. O colágeno hidrolisado é um alimento e não há nenhuma restrição ou contraindicação, nem limite de tempo para o seu uso.

Existem nutrientes que ajudam o corpo a sintetizar e a preservar o colágeno por diversos caminhos metabólicos, agindo como cofatores. Para isso é preciso consumir alimentos ricos em lisina, ômega 3, vitamina A, enxofre, licopeno e vitamina C.

A lisina está presente em laticínios, carnes, aves, peixes e frutos do mar, ovos, lentilha, tofu, quinoa e semente de abóbora. Pescados fornecem o ômega 3, que reduz a degradação de colágeno, e neste grupo também entram chia, linhaça, nozes, castanhas e abacate. Fontes de enxofre incluem alho, cebola, azeitonas, couve-de-bruxelas, ovos, pepino e aipo.

Dessa forma, a vitamina A trabalha em conjunto com o enxofre para produzir novas fibras de colágeno e elastina, e está presente em frutas e vegetais de cor verde, vermelha, laranja e amarela, como cenoura, batata doce, melão, manga etc.

O licopeno inibe a colagenase, uma enzima que destrói o colágeno, e se concentra no tomate, melancia, goiaba, acerola, pimentão vermelho e beterraba.

Para finalizar, não pode faltar vitamina C, que se junta à lisina e prolina para formar os blocos de colágeno no corpo, abundante em frutas cítricas, vegetais folhosos de cor verde escura, pimenta vermelha, pimentão, goiaba, acerola, açaí e kiwi.

Reposição de colágeno em vegetarianos

Como o colágeno está presente em produtos de origem animal, os vegetarianos precisam ser bem cuidadosos na hora de montar o prato para não ter deficiência desta proteína essencial à saúde.

Os ovolactovegetarianos não têm problema para obter lisina, pois ovos e laticínios são excelentes fontes do aminoácido.

Opções de alimentos para os veganos:

  • Seitan (bife de glúten de trigo)

  • Proteína de soja (leite, tofu e carne de soja)

  • Ervilha

  • Lentilha

  • Feijões

  • Levedo de cerveja

  • Oleaginosas

  • Manteiga de amendoim

Back To Top
Olá! Precisa de ajuda?